Bill Gates planeja doar quase toda a fortuna para sua fundação
Bilionário admitiu deixar a lista dos mais ricos do mundo com transferência do patrimônio. Ele afirmou que vai transferir US$ 20 bilhões ainda este mês para a entidade criada com a ex-mulher.

Bill Gates, fundador da Microsoft, afirmou na última quarta-feira (13) que planeja doar quase todo o seu patrimônio para a sua fundação no futuro, o que consequentemente o excluirá da lista dos mais ricos do mundo.

"Ao olhar para o futuro, pretendo dar praticamente toda a minha riqueza à fundação. Vou descer e eventualmente sair da lista das pessoas mais ricas do mundo", publicou em seu perfil no Twitter.

A declaração foi feita junto com o anúncio de uma doação de US$ 20 bilhões para a entidade que será concluída este mês. Segundo Gates, a quantia será usada para aumentar as despesas da Fundação Bill e Melinda Gates, criada em 2000 por ele e sua ex-mulher Melinda French.

"Com o apoio e a orientação de nosso conselho, planejamos aumentar nossos gastos de quase US$ 6 bilhões por ano hoje para US$ 9 bilhões por ano até 2026", afirmou o bilionário.

Atualmente, Gates é a 4º pessoa mais rica do mundo e tem uma fortuna avaliada em US$ 129 bilhões, segundo o levantamento da revista "Forbes". Ele fica atrás apenas Elon Musk (Tesla e SpaceX), Jeff Bezos (Amazon e Blue Origin) e Bernard Arnault (Louis Vuitton).

Ao anunciar a doação, Gates afirmou que o mundo tem vivido vários retrocessos como a pandemia, a guerra na Ucrânia e as mudanças na legislação dos EUA em relação ao aborto, mas afirmou que continua otimista.

"Esses retrocessos estão acontecendo no contexto de duas décadas de progresso histórico e acredito que é possível mitigar os danos e voltar ao progresso que o mundo estava fazendo", publicou.

O empresário declarou que está orgulhoso com o trabalho que tem sido feito por sua fundação, mas disse que as crises exigem que todos façam mais.

"Tenho a obrigação de devolver meus recursos à sociedade de maneiras que tenham o maior impacto para reduzir o sofrimento e melhorar vidas", afirmou. "E espero que outros em posições de grande riqueza e privilégio também se apresentem neste momento".

Publicado em 14/07/2022 ás 17:07