Confira Todas as Notícias

Anatel aprova uso do código 0304 para identificação de chamadas telefônicas de empresas de cobrança

Medida faz parte do conjunto de ações que têm sido adotadas pela agência no combate às ligações abusivas.

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu nesta quinta-feira (3) que as chamadas telefônicas realizadas por empresas de cobrança deverão ser identificadas com o código 0304 no início. A aprovação foi por unanimidade.

As atividades de cobrança não tinham um código numérico específico. Com a mudança aprovada pela agência, as chamadas deverão ser identificadas com o prefixo 0304 mais o restante do número do telefone.

A mudança foi baseada na implementação do código 0303 para identificação de chamadas de telemarketing. Desde 8 de junho deste ano, todas as empresas de telemarketing que fazem ofertas de produtos e serviços via chamadas telefônicas devem utilizar o código 0303 como prefixo.

Ligações abusivas
A sugestão de implementação de um código específico para chamadas de empresas de cobrança foi ideia do conselheiro Emmanoel Campelo, que participou nesta quinta de sua última reunião no conselho diretor da agência, devido ao fim do seu mandato.

Ele explicou que a medida faz parte do conjunto de ações adotadas pela agência no combate às ligações abusivas. O objetivo, explicou, é permitir que o consumidor identifique as chamadas provenientes de atividades de cobrança.

Campelo afirmou que não é porque o consumidor é um devedor que ele pode ser importunado a qualquer hora do dia ou da noite.

"A atividade de cobrança é ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil", afirmou o conselheiro. "Não é porque está devendo que o cidadão se torna de segunda classe", completou.

Chamadas curtas são aquelas de zero a três segundos, feitas por robôs e normalmente utilizadas como "prova de vida" pelas empresas de telemarketing e cobrança, ou seja, para saber se a linha existe. Depois, um atendente humano liga fazendo a cobrança ou oferecendo um produto ou serviço.

Durante a reunião do conselho, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que a medida não se trata de combate à atividade de cobrança, que é uma atividade econômica legítima, mas sim ao uso indevido dos recursos de telecomunicações.

Publicado em 03/11/2022 ás 19:11

ATENÇÃO, SOUTO SOARES!

Já começou o CENSO 2022!
Receba bem o recenseador e responda corretamente.

O Censo 2022 já começou e os recenseadores já estão nas ruas!

É por meio das suas respostas que saberemos quantos somos e como vivemos, essa é a maior operação estatística do país e você pode colaborar!

Em breve, o recenseador irá até seu domicílio para você responder ao questionário. É bem simples e nenhuma informação será repassada a nenhum outro órgão do governo.

Portanto vocês não correm risco de ter nenhum tipo de benefício cancelado por responder o censo, contamos com a sua colaboração!

Publicado em 09/08/2022 ás 18:08

DOSE DE REFORÇO!

PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS PODEM RECEBER O 1º REFORÇO. (3ª DOSE)

PROFICIONAIS DE SAÚDE E PESSOAS COM 35 ANOS OU MAIS PODEM RECEBER O 2º REFORÇO (4ª DOSE)

PROCURE SUA UNIDADE DE ORIGEM PORTANDO A CERTEIRA DE VACINAÇÃO.

Publicado em 09/08/2022 ás 18:08
Ver completa.

AGOSTO LILÁS - Mês de Conscientização pelo fim da VIOLÊNCIA contra a Mulher.

Você conhece o poder da Lei Maria da Penha?
Ela cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Prevenir, punir e erradicar a violência é um dos seus principais objetivos.

O Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, dar início mais uma Campanha do Agosto Lilás e convida a todos, para junto intensificar o combate à violência doméstica.
Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica.

Além de esclarecer as diversas formas de violência doméstica, o Agosto Lilás também fomenta debates sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero. O objetivo é trazer visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar às vítimas. O
#agostolilas #CREAS #SMAS #NaoaViolenciaDomestica

Publicado em 01/08/2022 ás 18:08

MAIS UMA ESCOLA PRONTA!! INAUGURAÇÃO DA ESCOLA JOSÉ VIRGULINO DA ROCHA

Com Berçário, Maternal, Jardim e Pré-Educação Infantil.

SEXTA FEIRA - 05 DE AGOSTO 2022
HORÁRIO: 15:00 HS
LOCAL: POVOADO DE MANOEL JOAQUIM

Escola em tempo integral